musicas

quinta-feira, 7 de maio de 2015

A Terra dos Meninos Pelados é um livro de contos infanto-juvenis de Graciliano Ramos publicado em 1937.

Sinopse

Conta a história um menino chamado Raimundoque era careca e tinha um olho azul e outro preto.
Por ser considerado estranho, seus vizinhos não falam com ele e o apelidam de Raimundo Pelado. Por não ter amigos, começa a falar sozinho, cria um país imaginário chamado Tatipirun, onde as pessoas têm um olho preto e outro azul, onde não existem cabelos em suas cabeças, e onde as plantas e animais falam.
Quando Raimundo "chega" na cidade de Tatipirun se depara com um carro vindo em sua direção, e acha que vai ser atropelado, só que ai o carro "explica" (os carros, animais, plantas e outros falam) que em Tatipirun ninguém é machucado nem ofendido por causa do seu jeito aparentemente esquisito.
Andando um pouquinho mais, Raimundo se depara com a Laranjeira, ele diz que a laranjeira temespinhos e ela se sente ofendida, mas, com um pedido de desculpa, tudo se resolve.

História

Escrito por Graciliano logo após ser solto da prisão da Ilha Grande, num quarto de pensão noRio de Janeiro, onde morava com a esposa e as filhas, a obra lhe rendeu um prêmio do então chamado Ministério de Educação e Cultura, ainda em 1937.[5]
No ano seguinte iria elaborar o romance Vidas Secas e apenas em 1946 é que cuidaria de iniciarMemórias do Cárcere, publicado apenas em 1953



Nenhum comentário:

Postar um comentário