musicas

segunda-feira, 25 de maio de 2015


           O QUE SÃO VERBOS AUXILIARES?
Em algumas situações não é possível expressar através das formas simples do verbo a circunstância que pretendemos. Neste caso, recorremos aos tempos compostos, que são formados da seguinte maneira:



VERBO AUXILIAR + FORMA NOMINAL DO VERBO (gerúndio, particípio ou infinitivo).

Exemplos:
Adicionar legenda

Vou comer pouco hoje.
Temos estudado muito.
Ele estava andando pela praia hoje.

Os verbos principais carregam a maior carga semântica da forma verbal composta, já os verbos auxiliares são responsáveis por marcar o tempo, o modo, o número e a pessoa daquela forma verbal.

Exemplos:
Vou comer, vais comer, fomos comer.
Tinha estudado, tínhamos estudado, terão estudado.
Estou andando, estaremos andando, estariam andando.

Podemos distinguir ainda os verbos auxiliares segundo o valor semântico que carregam. Temos, assim, os verbos auxiliares modais e os verbos auxiliares aspectuais.
Verbo Auxiliar Modal

Expressam o modo como o locutor enxerga aquela ação verbal. Juntos com o verbo principal eles formam uma locução verbal. São eles: dever, poder, ter, saber, crer, precisar, etc.

Exemplos:
João pode andar pela praia hoje.
João deve andar pela praia hoje.
João precisa andar pela praia hoje.

Como podemos ver, dependendo do verbo auxiliar utilizado, o locutor pode expressar certeza, dúvida, desejo, etc.
Verbo Auxiliar Aspectual

Neste caso, o verbo auxiliar acrescenta a noção de aspecto, de como a ação se realizou. São eles: estar, começar, pôr, continuar, etx.
Eles estavam assistindo TV.
Eles continuavam assistindo TV.
Começaram a fazer perguntas.
Continuaram a fazer perguntas.
Estavam a fazer perguntas.

A partir destes poucos exemplos, já podemos perceber a diferença de significado quando utilizamos algum desses verbos aspectuais. Eles agem sobre o verbo principal trazendo uma nova informação semântica, como se fossem advérbios caracterizando aquela ação verbal.

Fontes:
http://www.infoescola.com/portugues/verbos-auxiliares-portugues/


beijos Isa 

quinta-feira, 7 de maio de 2015

A Terra dos Meninos Pelados é um livro de contos infanto-juvenis de Graciliano Ramos publicado em 1937.

Sinopse

Conta a história um menino chamado Raimundoque era careca e tinha um olho azul e outro preto.
Por ser considerado estranho, seus vizinhos não falam com ele e o apelidam de Raimundo Pelado. Por não ter amigos, começa a falar sozinho, cria um país imaginário chamado Tatipirun, onde as pessoas têm um olho preto e outro azul, onde não existem cabelos em suas cabeças, e onde as plantas e animais falam.
Quando Raimundo "chega" na cidade de Tatipirun se depara com um carro vindo em sua direção, e acha que vai ser atropelado, só que ai o carro "explica" (os carros, animais, plantas e outros falam) que em Tatipirun ninguém é machucado nem ofendido por causa do seu jeito aparentemente esquisito.
Andando um pouquinho mais, Raimundo se depara com a Laranjeira, ele diz que a laranjeira temespinhos e ela se sente ofendida, mas, com um pedido de desculpa, tudo se resolve.

História

Escrito por Graciliano logo após ser solto da prisão da Ilha Grande, num quarto de pensão noRio de Janeiro, onde morava com a esposa e as filhas, a obra lhe rendeu um prêmio do então chamado Ministério de Educação e Cultura, ainda em 1937.[5]
No ano seguinte iria elaborar o romance Vidas Secas e apenas em 1946 é que cuidaria de iniciarMemórias do Cárcere, publicado apenas em 1953



terça-feira, 5 de maio de 2015

                        O que são lendas urbanas:

 
 
 
 
        Lendas urbanas são pequenas histórias de carácter fabuloso , essas lendas geralmente são divulgadas oralmente. Essas lendas são tipo folclore moderno.
 
        A maioria dessas lendas são brasileiras , e tem terror.
 
 
Exemplos-
*Loira do banheiro
*Maria sangrenta
*Maria do cemitério
 
      etc.....
 
 
Essas lendas podem ser falsas ou verdadeiras exemplo (Maria do cemitério) ela é verdadeira pois se procurar no Google vai aparecer várias reportagens com ela!!!!!!Mas a lenda urbana Loira do banheiro e Maria sangrenta podem ser verdadeiras ou falsas!!!
Maria do cemitério